As mudas de aspargos devem ser feitas a partir das melhores sementes, as maiores, de plantas de mais de 5 anos e bem produtivas – essa é a dica para você ter sua planta saudável. Você também pode comprar sementes certificadas.
Semeie as sementes de aspargo com espaçamento de 5 cm entre sementes (se for semear muitas, faça linhas de semeadura distantes 30 cm umas das outras).
Mantenha o solo limpo de outras ervas para que não haja competição pelos nutrientes.
O solo bom para o aspargo deve ter um pH ao redor de 6,5, bem drenado (aspargo não suporta falta de água e nem seu excesso) e, o melhor é você já comprar uma terra de boa qualidade, preparada e adubada, ou então, preparar a terra 3 meses antes, medindo acidez, regulando com calagem (adição de cal) e adubos orgânicos.
A adubação deverá ser repetida anualmente, em torno das plantas (se cava uma trincheira, se coloca o adubo orgânico e se cobre com terra ou palhada) mas sem encostar nessas.
Colheita do seu aspargo
A partir do 3º ano de plantio, o seu aspargo estará apto a ser colhido (você pode colher após o 2º ano também mas, isso enfraquece a planta). A época boa de colher aspargos é setembro, final do inverno e começo da primavera. Colha os turiões com cuidado, cortando-os rente, para não machucar a planta.
Durante a primavera você poderá ter aspargos frescos na sua mesa. É colher e comer no período de até 3 dias. Mas, para conservar o excedente você também poderá fazer conservas ou até congelar os turiões embalados em filme plástico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.