sexta-feira, 17 de julho de 2020

Como Plantar Alfazema ou Lavanda






Alfazema Lavanda

A lavanda ou alfazema é uma planta nativa da região mediterrânea, muito cultivada para a extração de seu óleo essencial, utilizado em perfumaria e produtos de higiene. Também é muito apreciada como planta ornamental em jardins, havendo várias cultivares para esta finalidade. Além disso, suas flores são uma boa fonte de alimentos para abelhas e o mel produzido a partir de seu néctar é considerado como sendo de excelente qualidade. Em menor escala, é cultivada como planta medicinal e como condimento para alimentos.

As flores são a principal parte da planta utilizada para dar sabor e aroma a diversos tipos de alimentos, incluindo saladas, molhos, geleias, sorvetes e alguns vinhos e vinagres, embora as folhas também possam ser utilizadas.

Várias outras espécies de lavanda são cultivadas, mas a espécie Lavandula angustifolia é a mais cultivada, uma vez que seu óleo essencial é de melhor qualidade. Esta planta pode atingir de 30 cm a 2 m de altura, dependendo da cultivar. Suas pequenas flores podem ser roxas, rosadas ou brancas.

Clima

É bastante tolerante quanto a temperatura, porém não cresce bem em um clima muito úmido ou muito frio.
Luminosidade

Necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Solo
Cultive em solo bem drenado, leve, moderadamente fértil, com pH entre 6,5 e 7,5. O ideal são solos calcários.

Irrigação

Esta planta é sensível ao excesso de água. O solo deve permanecer sempre levemente úmido durante a fase inicial de crescimento. Quando bem desenvolvida, a lavanda é resistente a curtos períodos de seca e pode ser irrigada esparsamente.

Plantio
A lavanda ou alfazema pode ser propagada por sementes ou por estaquia.

Semeie superficialmente. As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em bandejas e vasos, neste caso sendo transplantadas quando as mudas estiverem grandes o bastante para serem manuseadas. As sementes geralmente germinam em duas a seis semanas.

Para a propagação por estaquia, os ramos podem ser cortados com cerca de 10 cm de comprimento, retirando as folhas da parte inferior que ficará enterrada no solo. O solo deve ser mantido apenas levemente úmido, pois um excesso de água leva ao apodrecimento dos pedaços de ramo.

O espaçamento recomendado entre as plantas pode variar de 30 a 90 cm, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo. A lavanda também podem ser cultivada facilmente em vasos com 30 ou 40 cm de diâmetro.

Tratos culturais
Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Corte os ramos mais velhos que se tornarem lenhosos.

Colheita
As flores são colhidas assim que se abrem, cortando quase todo o ramo. As folhas podem ser colhidas quando necessário, mas são menos apreciadas do que as flores. O óleo essencial é extraído apenas das flores recém-colhidas.

Esta planta cresce de forma relativamente lenta, e embora chegue a florescer no primeiro ano, a floração é mais abundante a partir do segundo ano de cultivo. A lavanda é uma planta perene e pode produzir bem por mais de uma década.


quarta-feira, 1 de julho de 2020

Como plantar Aspargos


As mudas de aspargos devem ser feitas a partir das melhores sementes, as maiores, de plantas de mais de 5 anos e bem produtivas – essa é a dica para você ter sua planta saudável. Você também pode comprar sementes certificadas.

Semeie as sementes de aspargo com espaçamento de 5 cm entre sementes (se for semear muitas, faça linhas de semeadura distantes 30 cm umas das outras).
 Mantenha o solo limpo de outras ervas para que não haja competição pelos nutrientes. 
O solo bom para o aspargo deve ter um pH ao redor de 6,5, bem drenado (aspargo não suporta falta de água e nem seu excesso) e, o melhor é você já comprar uma terra de boa qualidade, preparada e adubada, ou então, preparar a terra 3 meses antes, medindo acidez, regulando com calagem (adição de cal) e adubos orgânicos.

A adubação deverá ser repetida anualmente, em torno das plantas (se cava uma trincheira, se coloca o adubo orgânico e se cobre com terra ou palhada) mas sem encostar nessas.



                                     Colheita do seu aspargo

A partir do 3º ano de plantio, o seu aspargo estará apto a ser colhido (você pode colher após o 2º ano também mas, isso enfraquece a planta). A época boa de colher aspargos é setembro, final do inverno e começo da primavera. Colha os turiões com cuidado, cortando-os rente, para não machucar a planta.

Durante a primavera você poderá ter aspargos frescos na sua mesa. É colher e comer no período de até 3 dias. Mas, para conservar o excedente você também poderá fazer conservas ou até congelar os turiões embalados em filme plástico.

Como Plantar a Flor Ervilha Cheirosa



Condições de cultivo

Esta planta deve ser cultivada numa zona solarenga do jardim, em solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, a rega deve ser periódica.

Quando a planta parar de produzir flores, é porque está no final do seu ciclo e pode ser retirada dos canteiros.

Como fazer

Passo-a-passo

1- Fazer a estrutura da tenda com os paus, espetando-os no chão em círculo e atando-os no topo.

2- Cobrir três lados da estrutura com rede de galinheiro.

3- Preparar o solo na base da tenda, misturando-o com o composto orgânico.

4- Colocar as sementes no solo preparado e cobri-las com 2-3 cm de terra.

5- Regar as sementes regularmente e observar o seu crescimento. É fácil!

Manutenção

Quando as plantas têm cerca de 10 cm de altura, pode-se cortar as pontas, o que ajudará a tornar as plantas mais fortes. As ervilhas-de-cheiro continuarão a florir se se forem retirando algumas flores regularmente, por exemplo, para fazer arranjos e enfeitar jarra

https://www.gdezsementes.com

Como Plantar Rosas Por Talo ou Sementes

  Como Plantar Rosas: Aprenda o Passo a Passo de Como Cultivá-las Você quer aprender como plantar rosas no seu  quintal ? As rosas são  ...