terça-feira, 23 de junho de 2020

Como Plantar Brócolis Romanesco

O plantio de brócolis começa com a escolha da cultivar ou híbrido, decisão que deve ser tomada com base na época do cultivo e na preferência do mercado.
 Há sementes específicas para o verão e inverno, vendidas em lojas agropecuárias ou distribuidores, supermercados e mercados municipais.
• As sementes são desenvolvidas em sementeira, em copinho de jornal ou ainda em bandeja de isopor, opção mais fácil para o transplantio e pegamento da muda. 
De 30 a 35 dias após o início do cultivo, ou quando for possível contar de quatro a seis folhas na planta, faça o transplantio para solo preparado, com dez dias de antecedência, com 60 kg/ha de nitrogênio; de 200 a 600 kg/ha de fósforo; e de 120 a 240 kg/ha de potássio.
 Aplique também de 3 a 4 kg/ha de boro junto com os adubos minerais e acrescente de 30 a 60 kg/ha de enxofre.
• Levadas para o campo, as mudas devem ser plantadas com espaçamento de um metro entre linhas e 0,5 metro entre plantas. 
Em um hectare podem ser acomodadas 20 mil unidades. Na cobertura, coloque de 150 a 200 kg/ha de nitrogênio e de 60 a 120 kg/ha de potássio a cada quinze dias ao longo de dois meses.

• O brócolis é exigente em boro e molibdênio, dois micronutrientes que podem ser encontrados em compostos orgânicos e em adubos químicos. 
Compre esses produtos na forma de ácido bórico (ou bórax) e molibdato de amônia em lojas agropecuárias. 
Prepare uma solução de um grama de ácido bórico em um litro de água e pulverize as folhas por três vezes no ciclo de produção.
 Após quinze dias do transplante, é a vez de pulverizar a mistura de 0,5 grama de molibdato de amônia em um litro de água.
• No caso do brócolis em ramos, a colheita inicia-se após 75 dias do transplantio, prazo que chega a 110 dias para o tipo de cabeça única. 
Como o ramoso passa do ponto de consumo rapidamente, o agricultor deve ter alguns cuidados para mantê-lo tenro por mais tempo. 
Uma recomendação é evitar as horas mais quentes do dia para colher e comercializar a hortaliça.
Essa especie você encontra no nosso site:

sábado, 20 de junho de 2020

Como Plantar Capuchinha





PLANTIO 
Sem ser muito exigente quanto ao solo, a capuchinha se dá melhor nos que se apresentam leves, ricos em matéria orgânica e com boa umidade. Na propagação por sementes, a semeadura pode ser no local definitivo, com cerca de 1 centímetro de profundidade, ou em sementeiras e bandejas. O transplante é feito quando as mudas possuem de quatro a seis folhas. Na multiplicação por estaquia, plante em solo úmido, a fim de facilitar o enraizamento de dois terços de ramos com 10 a 15 centímetros de comprimento. Use estacas ou treliças para dar apoio ao crescimento vertical da capuchinha.

 ESPAÇAMENTO
Em canteiros, varia de acordo com a espécie, híbrido ou cultivar da capuchinha. Porém, em geral, as medidas são de 60 centímetros a 90 centímetros entre linhas e de 50 centímetros a 90 centímetros entre plantas.

CUIDADOS
O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado, o que favorece a proliferação de fungos e a presença de lesmas e caramujos que danificam a plantação. Aplique regas espaçadas para controlar a umidade. Também evite o acesso de formigas e outras pragas no local do plantio e, por meio de capinas, elimine o avanço de plantas daninhas. Se necessário, de acordo com a análise de solo, faça correção com calcário para que o pH fique entre 5,5 e 6. De 1 a 3 quilos de adubação orgânica é o suficiente por cova, dada a rusticidade da capuchinha.

 PRODUÇÃO 
Em geral, ocorre após 50 dias da realização do plantio e pode se estender até 100 dias. Como toda a parte aérea da capuchinha é comestível, a colheita inclui flores, botões florais, folhas e frutos. O importante é que a flor seja colhida somente quando estiver totalmente aberta. Os frutos, por sua vez, devem estar imaturos (verdes) para ser utilizados. No caso das folhas, elas podem ser retiradas ao longo do desenvolvimento da capuchinha.

Essa espécie você encontra no nosso site:

terça-feira, 9 de junho de 2020

Como Plantar Geranio


Escolha o local correto. Quer esteja plantando seus gerânios no chão ou em um vaso, essas estão geralmente entre as plantas mais fáceis de cultivar. Podem ser colocadas em locais com luz solar direta, parcial, ou levemente sombreados. Geralmente, ficam melhores se recebem de 5 a 6 horas de luz solar por dia, embora esse número possa ser maior ou menor. É melhor plantá-las em solo com boa drenagem. Os gerânios não gostam de ficar com as raízes muito úmidas, e o solo encharcado pode deixá-los doentes.
·      Se você vive num local que é quente durante a maior parte do ano, tente encontrar um ponto que receba sombra durante a tarde e tenha um solo relativamente úmido.


Use um vaso com buracos no fundo, já que os gerânios não gostam de ficar em solo encharcado. O vaso deve ser grande o bastante para a sua planta, dependendo da variedade que comprou. Se tiver uma planta menor, poderá usar um vaso de 15 a 20 cm, enquanto as variedades maiores precisam de um de 25 cm.
Plante na época certa. Recomenda-se plantar os gerânios na primavera, logo após a geada mais forte. Dependendo do tipo de gerânio, a planta pode florescer no meio do verão, no final dele, ou no outono, embora às vezes as flores pareçam ter mente própria e surjam na primavera. De qualquer forma, esteja preparado para vê-las em qualquer época, menos no inverno.
Prepare o solo para o plantio. Os gerânios florescem em solos que tenham sido arados e estejam soltos. Use um ancinho para garantir que o solo fique solto por melo menos 30 a 40 cm de profundidade. Depois disso, misture de 5 a 10 cm de compostagem para dar à terra quantos nutrientes forem possíveis.

Dê a cada planta espaço suficiente para crescer. Dependendo do tipo, você pode querer separá-las com 15 a 1 m de distância entre cada uma. Se escolheu uma variedade maior, dê a cada planta um espaço de 1 m para crescer.
Cave buracos para cada planta. Cada um deverá ter mais ou menos o dobro do diâmetro do vaso que conterá o gerânio. Por exemplo, se comprou uma planta que veio num vaso de 15 cm, deverá fazer um buraco de pelo menos 30 cm de diâmetro.
·      Se preferir usar sementes, plante-as diretamente no solo, mais saiba que suas plantas demorarão mais para crescer e florescer. Se estiver colocando as sementes num vaso, comece a cuidar delas dentro de casa enquanto criam raízes; depois que elas brotarem, poderá levar o vaso para fora.

Coloque a planta no buraco. Gentilmente, tire o gerânio de seu recipiente, tomando cuidado para não quebrar nenhuma das raízes. Coloque a planta no buraco de forma que a bola das raízes fique nivelada com a superfície do solo. Encha o resto do buraco com terra e compacte-a ao redor da planta para que o gerânio possa ficar de pé sozinho. Regue sua planta imediatamente.
·      Evite colocar terra no caule da planta, pois isso pode causar apodrecimento.

Regue suas plantas conforme o necessário. Gerânios são considerados relativamente resistentes à seca, mas isso não quer dizer que não deva regá-los nunca. Para saber se precisam de água, verifique o solo. Use a unha para cavar logo abaixo da superfície do solo – se estiver seco ou com pouca umidade, você deve regar suas plantas.
·      Garanta que está dando água suficiente aos gerânios em vasos. Regue as plantas até que a água saia pela parte de baixo do vaso (é por isso que você precisa dos buracos no fundo).



Mantenha a compostagem funcionando. A cada primavera, você deverá adicionar uma camada nova de compostagem ao redor dos gerânios. Coloque 5 cm de cobertura vegetal sobre essa camada de solo adubado. Essa cobertura ajudará a manter o solo úmido, e reduzirá o número de ervas daninhas corajosas o suficiente para crescer ao redor dos seus gerânios.

Mantenha sua planta saudável removendo as flores mortas. Depois do florescimento, remova as flores e outras partes mortas da planta para que ela possa crescer saudável e forte. Remova flores e galhos que tenham morrido (eles estarão marrons) para que a planta não adquira fungos (que aparecem nas partes mortas dela).
Separe as plantas a cada três ou quatro anos. Depois que os gerânios tiverem ficado grandes (e estendido bem seus limites), você deverá separá-los. Faça isso no final da primavera, levantando-os junto com a raízes do chão, separando-os pelos grupos que formaram nos caules, e replantando-os.
Use fertilizantes líquidos como o 20-20-20 ou o 15-30-15. Siga as instruções do fertilizante para saber quanto e com que frequência fertilizar. Evite colocar o produto nas folhas da planta.

Essa espécie você encontra no nosso site:

                                               https://www.gdezsementes.com/

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Como Plantar Sementes De Tomilho


Plantio de tomilho
O tomilho é uma erva rústica, que não precisa de muitos cuidados. Na região da Provence, na França, chega a crescer espontaneamente entre pedras, devido ao solo seco e rico em calcário. No Brasil, deve ser plantado em solo arenoso e em locais que recebam pelo menos quatro horas de luz solar todos os dias.

O plantio pode ser realizado isolado ou combinado com outras plantas na horta. Rende ainda as opções de usá-lo como bordadura para canteiros ou para dar acabamento a vasos com frutíferas.

Quando plantadas direto no solo, as mudas devem ser acomodadas em berços de 30 cm de lado e 35 cm de profundidade. Para o plantio em vasos, é importante que o recipiente tenha pelo menos 15 cm de profundidade. Se a ideia for cultivar a partir de sementes, deve-se primeiro usar uma sementeira e, quando as plantas estiverem com cerca de 10 cm de altura, transplantá-las para canteiros ou vasos.

O tomilho não precisa de muita água. A dica para descobrir se é hora de regar é colocar o dedo na terra e só molhar a planta se o substrato estiver seco. O tempero também não é exigente quando à adubação. Deve ser feita uma adubação a cada 40 dias, de cobertura com composto orgânico.

Quando a planta estiver com 15 cm – o que acontece cerca de 15 dias após o plantio da muda, ou em 60 dias no caso do plantio por sementes -, os ramos já podem começar a ser podados e usados na culinária. Corte-os com uma tesoura e jamais arranque apenas as folhas, pois isso danifica a planta.

Usos e benefícios do tomilho
O tomilho é um grande conhecido entre as pessoas que gostam de cozinhar ou desfrutar de boas receitas. Vai bem em carnes vermelhas, molhos, legumes e peixes. Mas, não é apenas na cozinha que este querido verdinho faz sucesso. Ele também se destaca no jardim, marcando presença não apenas na horta, mas também em vasos, jardineiras e canteiros, com a vantagem de dar um aroma agradável ao ambiente.
Em suas folhas miúdas, o tomilho guarda muitos benefícios à saúde de quem o consome: o tempero é rico em vitaminas C, D, do complexo-B, e também contém iodo. Estudos da Leeds Metropolitan University, na Inglaterra, apontam que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, devido à sua ação anti-inflamatória e bactericida.

Como se não bastasse todos esses benefícios, a erva pode ser usada como substituta para o sal na hora de preparar receitas, pois dá sabor à comida. O mais indicado é adicionar o tempero no cozimento dos alimentos para tirar proveito de seu sabor e de todas as suas propriedades.

Tomilho em detalhes
Existem inúmeras espécies de tomilho originárias de regiões da Europa, Ásia e África banhadas pelo Mediterrâneo. No Brasil três são encontradas com mais facilidade: o tomilho comum (Thymus vulgaris), que é mais popular e se caracteriza por ter folhas pequenas e estreitas, usadas na culinária tanto frescas quanto secas; o tomilho-limão (Thymus x citriodorus), de folhas verde-claras e sabor cítrico, usado apenas fresco tanto em pratos doces quanto salgados; e o tomilho-variegado (Thymus vulgari’s Argenteus), cujo sabor é similar ao do tomilho-comum, e que dá charme ao jardim com suas folhas bicolores.

Nomes científicos: Thymus vulgaris, Thymus vulgaris Argenteus e Thymus x citriodorus

Nomes populares: Tomilho, tomilho-variegado e tomilho-limão

Família: Lamiáceas

Origem: regiões da Europa, Ásia e África banhadas pelo Mediterrâneo

Características: subarbusto aromático perene, que atinge até 30 cm de altura

Folhas: pequenas, laminares e lanceoladas. O formato e a cor variam um pouco de uma espécie para outra

Flores: pequenas e delicadas, com variados tons de rosa. Surgem entre o começo da primavera e o fim do verão

Luz: sol pleno

plantio de tomilho no vaso

Solo: arenoso e bem drenado

Clima: subtropical árido, típico do Mediterrâneo, tolerante ao calor tropical

Plantio: para o cultivo em canteiros abra berços de 30 cm de lado e 35 cm de profundidade, acomode a muda e complete com a terra do local. Para o plantio em vasos, escolha um recipiente de pelo menos 15 cm de profundidade preenchido com terra de jardim. O plantio também pode ser feito a partir de sementes. Neste caso, plante-as em uma sementeira e, quando as mudas atingirem 10 cm de altura, transplante-as para o local definitivo

Regas: apenas quando o solo estiver seco, pois o tomilho não gosta muito de água

Adubação: a cada 40 dias, faça uma adubação de cobertura com produtos orgânicos, como bokashi ou torta de nem

Propagação: por sementes ou estaquia. Para propagar mudas em casa corte um ramo de pelo menos 8 cm de plante em um vaso pequeno, regando com frequência para não deixar o solo secar. Outra opção é colocar o ramo em um copo com água até as raízes aparecerem e depois plantar em um vaso ou direto no solo.

Essa espécie você encontra no nosso site:

Como Plantar Rosas Por Talo ou Sementes

  Como Plantar Rosas: Aprenda o Passo a Passo de Como Cultivá-las Você quer aprender como plantar rosas no seu  quintal ? As rosas são  ...